Chile: um pouco de tudo em um só lugar.


San Pedro de Atacama

               O Chile é um dos países mais variados em termos de atrações e paisagens naturais: em seu território é possível encontrar desde desertos áridos a belos lagos, passando por vulcões, montanhas cobertas de neve e grandes cidades.
            Uma boa pedida para iniciar sua viagem pelo Chile é a capital, Santiago. Importante pólo cultural latino-americano, a cidade oferece ótimas atrações culturais, arquitetura belíssima e opções variadas de compras e gastronomia. Santiago, que encanta ainda pela hospitalidade de seus moradores, é ponto de partida para outros importantes destinos no Chile, como a estação de esqui de Valle Nevado e as praias de Viña Del Mar e Valparaíso.
            Na divisa com a Argentina, ao sul do Chile e a poucos quilômetros de Santiago, estão a Patagônia Chilena e a Cordilheira dos Andes. Nesta mesma região, os visitantes encontram o Parque Nacional Torres del Paine, reduto de aventureiros e amantes da natureza. Para estes, o Deserto do Atacama também não pode ficar de fora do roteiro. Situado ao Norte do Chile, o deserto mais árido do mundo proporciona um passeio sem igual.
            Outro ponto forte do Chile é a gastronomia. Ainda que seja considerado um país cosmopolita com grande variedade culinária, o destaque são os pratos à base de frutos do mar (no Mercado Central de Santiago, uma visita obrigatória também pela arquitetura, é possível comer peixes e outros frutos do mar fresquinhos). A saborosa empanada chilena também é imperdível para quem deseja provar um pouco mais das tradições gastronômicas do Chile.
           
Imperdíveis
Vinícolas no Chile
Santiago é a principal cidade chilena. Cercada pela Cordilheira dos Andes, a moderna capital do Chile possui uma infinidade de atrações como parques, museus, restaurantes e shoppings além de uma vida noturna intensa. Apesar disso, os turistas não podem deixar de conferir outras atrações do Chile, um destino que agrada em todas as épocas do ano. Durante o inverno, as estações de esqui ficam lotadas e, no verão, a grande atração são as vitivinícolas espalhadas por todo o país. O vinho chileno, aliás, é considerado um dos melhores do mundo, por isso não deixe de visitar algumas regiões de produção de vinhos, como o Vale de Colchagua.

Importante
            Viajar para o Chile é muito tranquilo, já que o país não exige visto de entrada para brasileiros ou vacinas obrigatórias. Porém, devido à altitude de mais de 3.000 metros, tome cuidado com a saúde para evitar enjôos, fraqueza ou dor de cabeça. Para curtir cada minuto da viagem, ao marcar as poltronas do avião, prefira o lado esquerdo na ida e o direito na volta – assim poderá observar a Cordilheira dos Andes.
Vai conhecer o Deserto do Atacama? Prepare-se para o contraste de temperaturas durante o dia e a noite. Na bagagem, roupas e calçados quentes e impermeáveis vão garantir seu conforto durante o passeio. Esta dica também é válida se o objetivo da sua viagem é esquiar. Para aproveitar melhor as estações de esqui do Chile, indicamos os meses de Junho e Agosto, época em que as estações não estão tão lotadas (e caras) quanto em Julho.