segunda-feira, 25 de abril de 2011

Leste Europeu: riqueza cultural e paisagens fascinantes

Também conhecido como Europa Oriental, o Leste Europeu abriga países da parte central do continente europeu. Independente das questões políticas que tornam sua divisão bastante controversa, uma coisa é certa: o Leste Europeu é uma das regiões mais belas e culturalmente ricas do planeta.
Cracóvia, Polônia
                Formada inicialmente por países “socialistas” como Bulgária, Croácia, Hungria, Romênia, Ucrânia, Estônia, Lituânia, Eslováquia, República Tcheca, Polônia e Rússia, entre outros, o Leste Europeu é um destino turístico relativamente novo. Nos últimos anos, no entanto, o fluxo de turistas na região não pára de crescer. O que eles encontram? Para começar, natureza, história, modernidade e boa comida.
                A Polônia, por exemplo, possui uma das histórias mais ricas e fortes. Por lá, é possível encontrar desde vibrantes e modernas cidades à importantes cenários da Segunda Guerra. Na Áustria, por sua vez, a gastronomia pode ser o ponto alto da viagem. A culinária local tem influências de todo o Leste Europeu e oferece delícias como o Apfelstrudel, de origem turca, e o Gulasch, ensopado de carne com molho picante de origem húngara. A cozinha búlgara não é tão variada, mas nem por isso, menos saborosa: em seus pratos, sabores picantes e muitos temperos garantem uma experiência gastronômica inesquecível. Na Rússia, o balé, a vodka e a arquitetura merecem destaque. Visitar a fascinante Catedral de São Basílico e assistir a um espetáculo do balé russo são atividades obrigatórias em Moscou. Para espantar o frio, uma boa vodka.


Importante
                Os países do Leste Europeu não exigem visto para a entrada de brasileiros, mas é importante buscar mais informações antes de agendar sua viagem (consulte seu agente de viagens). Para quem deseja conhecer diferentes países do Leste Europeu, alugar um carro pode ser uma ótima ideia. Ao fazer sua reserva, informe seu roteiro e programe os locais de retirada e devolução do veículo para evitar taxas altas. Para circular pelas cidades da região mais livremente, outra alternativa é viajar de trem. Os preços podem ser um pouco altos, mas as estações, em sua maioria, ficam em localização central, o que pode representar uma boa economia com transporte. Como os países do Leste Europeu têm sua moeda própria, leve Euros e um cartão de Crédito Internacional. Outra opção é providenciar um cartão de débito pré-pago, que permite sacar dinheiro na moeda local.

Imperdíveis
Dentre os destinos mais procurados pelos turistas no Leste Europeu estão Praga, Budapeste, Tallin e Cracóvia. Isto não é por acaso: são belíssimas cidades que não podem ficar do roteiro dos viajantes. Em Praga, uma das capitais mais românticas do mundo, visite a Ponte Charles durante o pôr-do-sol e aprecie a incrível vista do Castelo de Praga. A capital húngara, Budapeste, é dividida pelo Rio Danúbio e também merece uma visita. Tallin, na Estônia, é uma viagem aos tempos medievais, com ares românticos e misteriosos. Cracóvia, destino número 1 da Polônia, mantém o espírito do Velho Mundo e oferece ótimas opções aos visitantes.

Saiba Mais
Quer mais informações e dicas sobre destinos turísticos? Contate seu agente de viagens e peça uma revista "Viaje Mais", o Guia de Viagens da Personal Brasil Tour Operator! Nesta edição, os destinos são Walt Disney World Resort, Route 66, Canadá e Foz do Iguaçu, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário